sexta-feira, 31 de julho de 2009

A ética é pessoal mais pode ser transferível.

Acredito que a ética seja ela pessoal ou profissional é reflexo do meio no qual o individuo esta inserido. Costuma-se observar pessoas recriminando as outras com colocações do tipo; isso não é ético! Fácil não! Será que é ético recriminar a recriminação da falta de ética?
A ética familiar, profissional, a ética na política, nos meios de comunicação e em outros canais dependem de uma ética imprescindível que é a pessoal. É a ética pessoal que vai determinar o perfil através de ações comportamentais desse individuo, de quem ele sofre influência, de onde ele veio e com que vive, seus gostos costumes, é esse conjunto de relações que forma a ética e a moral do individuo.
Seguir um protocolo com um título de ética profissional no seu trabalho em necessidade é relativamente fácil e moral, mas não é verdadeiramente ético. É o professor que só leciona o determinado pela secretaria, se omitindo de toda outra qualquer atividade, é o médico que não encara o paciente, quase não te examina e mesmo assim tem um diagnostico contundente, são exemplos de ética profissional seguindo um protocolo deixando de lado a ética pessoal, consequentemente os profissionais que fazem essa separação não são bons profissionais são éticos e morais parcialmente.

Um comentário:

  1. Infelizmente o jeitinho brasileiro ficou mesmo impreginado na sociedade brasileiro como um expressão de fácil entendimento, a malandragem, é como a idéia de malandro está associada à esperteza, e assim que todos brasileiro associa essa expressao quando escuta essa palavra por ai.

    ResponderExcluir