terça-feira, 11 de agosto de 2009

Isso é jeitinho brasileiro? Não isso é Brasil.

O jeitinho brasileiro é um modo de agir que implica num modo de ser do corpo e num universo conceitual que lhe é próprio. A compreensão deste universo favorece o aproveitamento do melhor da nossa cultura popular e o desenvolvimento de uma filosofia situada, que é totalmente descaracterizada pela grande mídia, ou seja, desvirtuar, ou desfavorecer algo em troca de alguém ou em troca para aquém, com objetivo de facilitar pedidos e negociações que nem sempre possui um senso comum para as partes.

Por que facilitamos um possível pedido apelativo de pessoas que nem conhecemos que relatam inúmeras necessidades e dificuldades para realização de uma atividade? Facilitamos visando uma possível necessidade própria seja ela premeditada ou não ou caracterizando assim a troca e facilitação de favores talvez com objetivo comum ou não entre as partes.

Geralmente a troca ou facilitação de favores vem seguida de uma futura relação com troca de números de telefones, e-mail alimentando assim uma rede podendo ser restrita entre esse pequeno relacionamento ou até se estendendo para diversos fins, ou seja, eu conheço alguém, que conhecem outrem.....

16 Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruiria a te mesmo? Eclesiastes Cap.7, s.16.

17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora do tempo? Eclesiastes Cap.7, s.17.

Será que o jeitinho brasileiro descaracterizado pela mídia segue aos ensinamentos bíblicos e aos legados supostamente escritos e descritos através dos seguidores de Cristo.? Se sim não a nada de errado nisso, pois foi Jesus que ensinou nosso vetor, nosso grande mestre em todos os sentidos.

Quer dizer, se a norma impede a solução para uma verdadeira necessidade, dane-se as normas. A burocracia que massifica a sociedade, que às vezes prejudica até quem a faz prevalecer é uma das principais causas da pratica do marginalizado jeitinho brasileiro.

São senhas, prazos, protocolos, horário de almoço de ata 3 horas em repartições publicas, um conjunto de fatores que caracterizam a necessidade de furar o sistema que em sua grande maioria esta falido e ultrapassado. E com o reconhecimento de responsáveis imediatos que se solidarizam e facilitam as causas para a sociedade em partes não podendo ser generalizado viabiliza a realização das atividades o jeitinho brasileiro é um mal necessário para destravar o sistema.

Por exemplo para registrar uma firma num cartório primeiro você pega uma senha, preenche uma ficha esclarecendo os motivos e aguarda até 30 dias para ter a sua firma reconhecida para somente declarar que não possui bens a receita federal, isso é um abuso de tempo.

Para burlar todo esse processo é necessário um apelo emocional com relatos tristes ou de urgência tentando fazer o funcionário se sentir na mesma situação, persuadindo, idealizando valores afetivos para concretizar uma necessidade que lhe é de direito.

Isso é jeitinho brasileiro? Não isso é Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário