domingo, 26 de julho de 2009

ENDOCOMUNICAÇÃO

Um processo comunicativo exercido principalmente nas grandes organizações devido à complexidade comportamental favorecida pelo grande número de pessoas, com costumes e cultura diferentes interagindo a todo tempo. A endocomunicação é justamente esse elo entre as pessoas através da conversação, sinais, expressões corporais e outros dentro de uma empresa.

Conceito

Endocomunicação ou comunicação interna são as interações, os processos de trocas, nos relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição ou também como um conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e líderes para a importância do atendimento de excelência ao cliente. A comunicação interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados e horizontalmente entre os empregados do mesmo nível de subordinação. As mensagens nas organizações viajam em quatro direções: para baixo, para cima horizontal e diagonalmente

A comunicação interna é direcionada ao público interno da empresa, é dirigida aos funcionários. Ela é parte fundamental da comunicação integrada e, esta importância reside, sobretudo nas possibilidades que ela oferece de estimulo ao diálogo e á troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade (KUNSCH, 2002, p. 159).


É por meio da comunicação interna que uma empresa recebe, oferece, canaliza informações e constrói conhecimento tomando decisões mais acertadas. A comunicação interna tem o papel de fortalecer o grupo funcional provocando uma maior e melhor interação nas relações interpessoais tornando as mesmas mais comunicativas, desinibidas, confiantes em si mesmas e no grupo refletindo assim num melhor desempenho profissional com satisfação pessoal no ambiente de trabalho.

Um programa consistente de comunicação evita desvios de informação, cria uma cadeia de responsabilidade e capacita o colaborador como multiplicador consciente dos principais objetivos da empresa, formadores de opiniões responsáveis interagindo com as responsabilidades adquiridas por ele.

Dentro de qualquer organização, alguns indivíduos temais influencia que outros, independentemente de sua autoridade formal. Esses indivíduos são chamados de formadores de opinião, porque freqüentemente são capazes de influenciar informalmente outros membros da organização. Estes indivíduos podem se pró-ativos (dão opinião sem serem solicitados) ou reativos (esperam até que lhe sejam perguntados) em seus atos. Indiferentemente ao seu estilo preferido esses indivíduos são bastante poderosos na tomada de decisões da organização (BOWDTCH; BOUNO, 1992, p. 92).


Trabalhar a comunicação interna é muito mais que informar funcionários das decisões da diretoria e das novas regras que devem ser observadas para o comportamento em situações diversas. Exige sensibilidade para perceber que o dialogo não deve ser procurado apenas em situações emergenciais e que manter a credibilidade dos empregados na organização é uma atitude democrática que contribui para a harmonia na relação capital/trabalho, líder/liderado, empresa/empregado.

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