quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A ética a meu ver.

Todo conteúdo explicito em nossas reuniões foi de grande acalanto para a afirmação da palavra, do conceito, suas derivações e origem ou etimologia, do termo ética. A meu ver, uma palavra polidimensional devido a sua abrangência, alcançando todas as camadas sociais sem distinção de raça ou cor. Todos possuem seus códigos ou costumes que consideram éticos.

Esses códigos ou costumes éticos considerados cabíveis dentro de cada comunidade parece ser simples, ou seja, saber o que é certo ou errado, moral ou imoral causando assim certa resistência ao comportamento contrario do escrito, fazendo com que o individuo passe a fugir da pressão social imposta pelo comportamento considerado ético àquela determinada classe social. E difícil seguir essas “leis” éticas mesmo dentro de um conselho profissional de um individuo, porque o que é ético ou não, é passível de comportamentos elaborados, situações possivelmente já pensadas sujeitas à punição ou não, são atitudes escritas, programadas, coisa que não pertence ao pensamento humano, que é à programação.

É importante considerar que a ordem humana não é natural como é, por exemplo, a ordem existente na comunidade das formigas ou das abelhas. Essas comunidades desenvolvem uma serie de comportamentos de reação e adaptação à natureza. Assim criam uma ordem que permanece ao longo do tempo, porque é produzida pelos comportamentos naturais, herdados geneticamente e passados de geração a geração. A ordem humana é bem diferente. Ela é artificial. O homem não recebe pronta, como herança genética. Ele tem que inventa - lá, constituí-la e reconstituí-la; dar-lhe uma forma satisfatória ao atendimento de suas necessidades e aspirações, que mudam ao longo da história. Por isso mesmo, na sociedade atual, a ordem é tão diferente daquela vivida pelos homens da antiguidade. (GONÇALVES; WYSE, 1996, p. 10)


Por isso a questão da ética nas esferas sociais é um assunto que desperta grande atenção e preocupação devida a sua importância no desenvolver e desenrolar do comportamento do homem na sociedade. Está mais associado a dar limites, dar régia a essa impulsão não prevista ao comportamento do homem.

Impor limites é uma das principais conseqüências das imposições éticas, seguida é claro de punições, e punições que venham a ferir o ego do individuo, se não, não surtem efeito, é uma característica humana, é perder para aprender. É perder o emprego, a saúde, a boa convivência com o vizinho, perder a confiança no próximo. O aprendizado não esta diretamente relacionada com a perda ou prejuízos, mas ajuda a acelerar o despertar e compreensão do fazer o certo ou errado, o correto ou incorreto, ser justo ou injusto.

Já sabemos que a atitude exterior reage sobre a moral e cria disposições idênticas. Portanto cuide do seu exterior. Zele pela nitidez da sua aparência, pelo bom aspecto de sua individualidade física. Qualquer incorreção, qualquer desordem, qualquer negligência, deverá ser retificada. (MONTALVÃO, 1980 p.122)

Conscientizar as pessoas que “as atitudes que tomamos mostramos quem somos” é de eficaz e eficiente importância para o bom caminhar da ética e da cidadania. Ser ético é saber separar a razão da emoção, ser capaz de ser percapaz nas tomadas de decisões, agir com punho na necessidade, mais também abraçar na hora da caridade é manter o equilíbrio ser passível e impassível, mas principalmente ser verdadeiro com você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário