quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Matuto sou Eu.

Por Darlan Figueiredo* A partir do momento em que os sociais comportamentos deixam de estar presente no meio, estamos propícios a nos submeter às mazelas que por não suportar tao condição eclode para as margens chegando ao conhecimento de todos, todos os que ignoram toda e qualquer classe que não seja a sua comparativa, similar hum! Similar esta tão parecido quanto subordinar, e assim caminha a humanidade com muitos e muitos subordinados, um coronelismo sem fim. Estava a passear em férias pelo interior do meu querido estado e algo me chamou bastante atenção. O interior do estado esta loteado, são quilômetros de cercas pelas estradas do estado com porteiras bem grande e convidativas, mas ninguém pode entrar, fazenda do Chico, aras do Paulindo, e o que separa uma das outras são pequenos casebres com poucos metros quadrados configurando o engenho e a casa do criado. Então perguntei a mamãe, que deu essas terras a esses mandatários tanta terra para um só dono? E logo um primo meu intrometeu-se na conversação e disse são gerações e mais gerações são terras deixadas de pais para filhos, então logo lhe disse são capitanias hereditárias existentes até hoje, já deixamos de ser colônia seu matuto. Matuto, matuto sou eu. O primo matuto sempre poupa uma grana e compra lotes desses grandes latifundiários passam a receber apoio do governo federal para cultivo e plantio, tem os terrenos como garantia em empréstimos sejam eles bancários ou não e assim caminha a comunidade com passos não de formigas mas humildemente de tartaruga não por gosto do povo mas por falta de, daquilo, daquilo outro etc. Estou pensando seriamente em proceder com o êxodo urbano, não segurança porque não a significativa violência, não existe saneamento porque a população é inexpressível, mas já estou convencido que matuto sou eu, porque vivemos como os mesmos com um olhar diferente o tempo de roçar uma terra é o tempo que levo na avenida paralela para chegar no meu trabalho e também começar a roçar. DARLAN FIGUEIREDO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA FACULDADE VASCO DA GAMA, POS GRADUANDO EM GESTÃO PÚBLICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário