segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A GESTÃO E A AÇÃO DO TEMPO.

A raça ainda hoje serve como perfil de separata na sociedade?
Por Darlan Figueiredo.

A raça como instrumento de classificação ainda hoje serve como vetor social, poder só para o povo branco, seus descendentes que gozam da luxuria conquistada através da exploração racial, acumulando riquezas e mais riquezas sem pagar salários quanto ao menos hora extra imposta pelo escravismo colonial que até hoje oferece reflexo na constituição da sociedade atual.

Ainda temos como referencia no mercado de trabalho a cor de pele ou a raça. O cargo de confiança é do branco, esta mais perto do perfil europeu onde esta o tão sonhado mercado a ser conquistado e ostentado pelas empresas, o negro no chão de fábrica assim fortalece a idéia e a sensação de que nada mudou e o eurocentrismo ainda domina as colocações sociais e trabalhistas do mercado capitalista.


Temos a exemplo a “megatrópole” São Paulo, construída por sua grande população de imigrantes na sua maioria nordestina em busca de melhoria, condições de vida e trabalho. E quem são os nordestinos para a sociedade paulista, o “negro pobre”. Que foi quem construiu os centros comerciais e arranha-céus dessa cidade como já cantarolava Zé Ramalho em uma das suas composições:


Ta vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar , foi um tempo de aflição eram quatro condução duas pra ir duas pra voltar, hoje depois dele pronto olho pra cima e fico tonto, mas me vem um cidadão e me diz desconfiado tu tá aí admirado ou tá querendo roubar?



Uma escola de samba paulista resolveu homenagear esses grandes lutadores e esta sofrendo ofensas e ameaças raciais, na Bahia o Governo do Estado que coincidentemente tem um Governador de cor Branca e olhos claros fortalecendo assim o perfil europeu em uma cidade com a maior população negra do país ao menos temos traços feudal hipotético mais temos, ou melhor a Bahia é um exime exemplo de comparativo de tempos de raça soberania e desigualdade, tem como mérito a divulgação o declive do desemprego e o maior numero de carteiras de trabalho assinadas nos últimos anos, pois bem, a cidade um canteiro de obras e os negros novamente tem a importância dos negros escravos no processo de colonização do pais, da construção de São Paulo de Brasília etc.


Os séculos passaram novas gestões desenvolvidas, grandes avanços tecnológicos e científicos, mas o padrão de classificação social pela raça ainda é o mesmo só que adequado a realidade vivida na construção dos tempos.



















* Bacharel em Administração de Empresas estudante do curso de Pós-Graduação em Gestão Publica.

Um comentário: