terça-feira, 21 de outubro de 2014

UMA VIAGEM AO VELHO CHICO.

Dia 16 de outubro de 2014, parti para uma nova jornada ao lado de minha amada, destino a cidade de Paulo Afonso com vários atrativos turísticos dentre eles o mais famoso o passeio de catamarâ pelos Cânnios do Rio São Francisco, um deslumbrante momento eu baiano da terra soteropolitano genuíno do bairro da Caixa D’àgua com conexão em Cajazeiras pertinho aproximadamente 15 km coisa de 20 min de carro, 35 min de buzu não conhecia o Rio São Francisco vê se pode.


Voltando ao Rio, ao passeio e a cidade aconselho a todos os possíveis leitores a conhecer esse lindo paraíso, povo acolhedor, cidade simples bem agradável, mas, atenção o sol lá fica bem pertinho do chão, como diz o povo da região quente que só a gota, leve protetor solar, pois trata-se nada mais nada menos que o sertão baiano, rota do cangaço onde Lampião e seu bando circulava, chuva só no chuveiro, água tem bastante para todos os lados que olhar, verás o lindo e gigantesco Rio São Francisco.


Há!, enfim conheci o velho e tão famoso Chico, não o Anísio, nem o Buarque e sim o velho São Francisco de águas calmas e transparentes. Falando em Lampião o povo da cidade lhe faz questão a todo momento de mostrar que por lá viveu Lampião, para os bons entendedores povo de pavio curto então vamos mansinho, devagarzinho, com muita calma e paciência no trato com a comunidade local.

Um lindo passeio de catamarâ com duração de 03 horas de duração com direito a parada para banho de aproximadamente 1hora, um refrescante mergulho e indispensável. Conhecemos também o complexo de hidrelétricas da CHESF, todo conteúdo histórico fotos dos seus fundadores os antigos maquinários etc. Fomos também a uma localidade conhecida como prainha, lindo com bares e restaurantes estruturados oferecendo-lhe todo conforto possível do local.
Enfim assim retornamos ao nosso lar, nossa Cidade esplendorosa com o coração cheio de alegrias e as nossas mentes com imagens inesquecíveis desse nosso passeio de férias ou podemos até dizer uma pequena segunda lua de mel.


“Pra quem não esperava mais viver emoções devido aos traumas e decepções da vida, não tente apagar da memória o que viveu, pois foi por aqueles motivos que hoje você vive tudo o que não se permitiu, olhe para trás acene com um adeus e siga o horizonte, corra como o rio e vá ao encontro do mar siga o amor se permita amar”
DARLAN FIGUEIREDO.


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O QUE ACONTECEU COM O 13 DE MAIO DE 2014.

Como dizemos na periferia baiana “então foi isso”, isso mesmo já estou a assistir os noticiários dás 20h do dia 13 de maio de 2014, ouvi e vi falar de crimes, resgates, da moda do momento, os protestos contra a copa do mundo no Brasil, passeata do MST( Movimento Sem Terra), comissão de gastos contra a copa, greve da Policia em Pernambuco etc.

Pois é hoje dia 13 de Maio, relato ao colega de profissão que por acaso é negro como eu e o mesmo responde “sim e daí” eu envergonhado disse hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da cidade de Itabuna, viu o jornal não? E o silencio toma conta do ambiente.

13 de Maio de 2014, eu com 31 anos de idade pela primeira vez vejo a data passar despercebida, confesso que fiquei triste, mas no momento que vivenciamos hoje não foi surpresa para mim, um período de grandes reivindicações de classes operaria, policial, saúde, professores, não sei como nem por quê mas ficou ruim pra “todo mundo” entre aspas propriamente dito inclusive para políticos desse atual governo, não entraremos no mérito pois sou um simples analfabeto político cidadão sem voto, então se não faço nada para mudar esse quadro não reclamo.

Estamos a falar de 13 de maio deixemos o 12 de outubro pra outro momento. E La se vai o 13 de Maio, sem nenhuma reflexão, explanação ou citação a quem morreu, nasceu, de quem tem algo a contribuir ou contribuiu para essa nossa sociedade atual ou a que passou, nas condições das lembranças nossas a sociedade que virá, pode perder as esperanças.

13 de maio de 1888, em uma cidade com uma população predominante negra ter que assistir o noticiário da manha e só ouvir que se tratava do dia em homenagem a Nossa Senhora de Fátima foi um golpe baixo a esse liberto mas ainda escravo. No meu meio de convívio social, não vi ninguém relatar ou reclamar a data que em sua grande maioria são negros. Nossa Senhora de Fátima é negra, ou padroeira dos negros? Não vamos entrar no mérito de quem assinou a Lei Áurea, alguém lembra o que foi, ou o que significa isso? A Lei da Abolição da Escravatura assinada pela Princesa Isabel que durante todo o colegial respondíamos provas de conhecimentos históricos na qual a mesma era reverenciada, mas, esse ano de 2014não.

Alguns amigos Rábulas, e historiadores disseram-me que a Princesa Isabel assinou por livre e espontânea pressão, então não conta, vá entender, mas não foi nessa data que estamos livres? Aristóteles morreu em 322 a.C., em Cálcia, na Eubéia. Em seu testamento determinou a libertação de seus escravos. Foi essa talvez, a primeira carta de alforria da história. Mas na Grécia antiga não existiam negros, não foi a mesma escravatura.

Ouvi também que livre estávamos após a morte do nosso grandioso Zumbi dos Palmares símbolo da nossa luta contra todas as controvérsias humanistas com as pessoas de cor de pele negra e que o 20 de novembro dia da consciência negra é que deve ser comemorado, quem libertou o negro foi o próprio negro disse um amigo. Concordo mas acredito que a historia pode ou não ser contada por vencedores ou covardes que ficaram a acompanhar toda a batalha de longe escrevendo o que bem quer, ou que melhor seria para transparecer a uma nação.