quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Endocomunicação como vetor pessoal.

Por Darlan Figueiredo*

A comunicação interna ou endocomunicação está diretamente relacionada com a satisfação do indivíduo através da ferramenta motivacional. É responsável pelo desempenho do profissional, identificando o perfil adequado, envolvendo o profissional na participação dos processos de mudanças que ocorrem na organização. Pela capacitação de seus funcionários com o incentivo ao estudo, contribuindo de maneira parcial ou em outros casos de maneira até integral na formação do seu profissional que por decorrência irá implantar melhorias na sua área de atuação, podendo contribuir também em outros setores porque vai passar a ter uma visão mais ampla da realidade mercadológica. E com certeza a empresa só tem a somar positivamente ganhando a empresa e ganhando também o funcionário.

Existem processos para a empresa agir como vetor pessoal, com cursos, palestras, indiacando o funcionário do mês, ou destaques em atividades extra profissional, apoio e incentivo ao esporte, informativos e jornais, murais esses últimos com um pouco mais de atenção, eles devem ser democráticos respeitando opiniões e razões de todo o meio corporativo.

O funcionário é visto como parte de uma engrenagem que não pode quebrar e deve sempre dar lucro, ou seja, sempre produzir para trazer resultados para a empresa. Mas uma engrenagem precisa de manutenção periódica para não quebrar e está sempre dando lucro.

Do mesmo jeito acontece com o funcionário no qual sua manutenção é a capacitação, melhorias do ambiente, ter sua cultura social levada em conta, adequação a cargos de acordo com perfil e valorização pessoal.

Para que esforços individuais possam convergir rumo a uma finalidade comum, sua interdependência exige coordenação, que passa ela própria pela comunicação ou pela troca bilateral de informações. Uma empresa para ser viável ao longo do tempo exige planejamento o qual não pode existir sem comunicação e sem informação.

Uma vez identificadas as competências organizacionais de uma empresa, é necessário levantar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que seus empregados devem possuir, e que os capacitem a contribuir para a realização dos objetivos estratégicos o alcance de resultados e concretização da visão de futuro da organização.

Segundo Mañas (2007, p. 52), uma empresa é constituída de indivíduos que trabalham juntos para realizar qualquer atividade que não poderia ser feita individualmente; é a noção de sinergia. A união faz a força, ou a soma de dois mias dois é igual é a cinco.

A endocomunicação veio para quebrar esses paradigmas. As empresas que adotam este processo de humanização e valorização pessoal funcionam como uma comunidade consciente, um organismo vivo, onde tudo faz parte de um só objetivo e uma missão ligada à empresa

A comunicação interna é um fator estratégico para o sucesso das organizações, porque atua principalmente em três frentes:

É fundamental para os resultados dos negócios, ou seja, uma equipe bem preparada e integrada expressa retorno significativo nos resultados da empresa,é um fator humanizador das relações no trabalho, isto é demonstrar preocupação com o bem está do seu funcionário no ambiente de trabalho e familiar, consolida a identidade da organização, o que significa o funcionário comprometido com a empresa.

O investimento no maior ativo da empresa multiplicará seus ativos na mesma proporção da conquista do mercado. É possível para as organizações colaborar com os homens para a retomada do papel de sujeito das transformações, visto que ela é uma estrutura social e, portanto, obra desses mesmos homens.

Comunicação é a transferência de informação e compreensão de uma pessoa para outra. Em uma forma de atingir os outros com idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores. Ela é uma ponte do sentido entre as pessoas de tal forma que elas podem compartilhar aquilo que sentem e sabem. Utilizando esta ponte, uma pessoa pode cruzar com segurança o rio de mal entendidos que muitas vezes a separa (DAVIS; NEWSTRON, 2004, p. 4).

* Bacharel em Administração de Empresas estudante do curso de Pós-Graduação em Gestão Publica.

REFERÊNCIAS:

DAVIS. KEITH, NEWSTRON. W. JOHN. Comportamento humano no trabalho. Uma abordagem organizacional. Pioneira. São Paulo, 2004.

MAÑAS, Antônio V. Administração de Sistemas de Informação. 7 ed. Érica. São Paulo, 2007.