quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"EDUCAÇÃO BANCARIA"

Salvador, 22 de setembro de 2009.
ARGUMENTO PÓS-GRADUAÇÃO.
DARLAN RODRIGUES FIGUEIREDO DE JESUS.
TURMA 04 DE GESTÃO PÚBLICA.
Ação Para Liberdade, p.09. Paulo Freire.
MONTALVÃO, Alberto. A Psicologia nos Negócios 2ª ed. São Paulo, 1980.

RESENHA OU RESUMO CRITICO.
Por Darlan Figueiredo*

O texto trás em seu conteúdo a importância do despertar para o ato de estudar e suas dificuldades. O autor usa o termo “educação bancaria” para designar aquele tipo de educação que se interessa apenas pela memorização mecânica do conteúdo narrado, ou seja, que entendo como estudo por necessidade caracterizando assim quase que um estudo obrigatório, geralmente seguido de algum tipo de avaliação, e o que é pior, são avaliações que não “avaliam”.
Esse comportamento de falta de comprometimento do educando é um assunto bastante delicado com inúmeras reflexões negativas para o presente momento e futuro também, tendo como exemplos profissionais não bem preparados. É passar da posição de objeto, para a posição de sujeito, é procurar lê entender, compreender, buscar novas fontes de pesquisas, confrontarem idéias, expressar opiniões, ou seja, não ser apenas passivos de opiniões, sermos também ativos, construtores de idéias.
O Professor e Escritor Alberto Montalvão, com mais de 500 publicações abrangendo varias ciências, em um dos seus livros A Psicologia nos Negócios, relata que “Quando o individuo pensa, analisa, investiga e compara, produz idéias aplicáveis as suas necessidades” (p. 11).
O texto trás ainda o quanto é necessário o exercício de uma boa leitura, da criação da relação não necessariamente amistosa do leitor/autor/livro, de se questionar sobre ou aquela leitura, de transcender entre os mundos do circulo da leitura em tempos e espaços diferentes transparecendo não que necessário, mais seria interessante com o momento atual em que vive, ou viveu, ou ainda vai viver.
Estar atento aos detalhes do texto criando uma espécie de arquivo usando palavras – chaves, palavras centrais do texto, palavras que possa te levar a outra reflexão, links é também de grande importância para a construção do conhecimento.
O autor desse texto Ação para pensar, Paulo Freire um educador brasileiro que se destacou por seu trabalho voltado na área da educação popular com importantíssimas publicações como por exemplo Fazer escola conhecendo a vida de 1986 revolucionando os métodos de ensino nos centros escolares expressou um excelente texto pelo seu conteúdo de grande importância e necessidade de reflexão, por tratar-se de um problema já identificado mais complexo de ser resolvido, é um texto que a meu entender, deveria circular nas escolas de todo o nosso pais despertando em nossos aprendentes a importância e a necessidade do estudo e da leitura consciente e interpretativa formadora de opinião.
___________________________
* Bacharel em Administração de Empresas estudante do curso de Pós-Graduação em Gestão Publica.